SEJA BEM VINDO
A ELETRO FM

O que é uma atmosfera explosiva e como identificá-la?

04/04/2023

O que é uma atmosfera explosiva e como identificá-la?

É essencial criar normas e equipamentos específicos para permitir que as pessoas trabalhem com segurança nessas áreas.

A atmosfera explosiva é caracterizada pela mistura de substâncias inflamáveis com o ar em condições atmosféricas normais, como gases, vapores, névoas ou poeiras, e que podem causar explosões em contato com uma fonte de ignição.

Basicamente, para ocorrer uma explosão, é preciso a combinação de três elementos: uma fonte de ignição, um comburente - geralmente o oxigênio presente no ar - e uma substância inflamável ou combustível, como gases, vapores, poeiras ou fibras.

Em ambientes industriais com atmosfera explosiva, a presença desses elementos é comum e qualquer faísca elétrica ou temperatura elevada pode causar uma explosão. Por isso, é essencial criar normas e equipamentos específicos para permitir que as pessoas trabalhem com segurança nessas áreas.

Como identificar uma atmosfera explosiva?

O primeiro passo consiste em realizar o Estudo de Classificação de Áreas para avaliar os riscos de explosão com base na probabilidade de ocorrência de atmosferas explosivas e sua duração.

Após essa etapa, é imprescindível avaliar as fontes de ignição. A inspeção dos equipamentos elétricos instalados em áreas classificadas é realizada para verificar a adequação desses equipamentos às Áreas Classificadas e a correta instalação.

Além das fontes de ignição elétrica, há também as de origem não elétrica, como a eletricidade estática, capaz de gerar pequenas faíscas e provocar a ignição de uma atmosfera explosiva. Esse estudo abrange diversos tipos de fontes de ignição, como a estática, mecânica, superfícies aquecidas, entre outras.

Uma vez que uma área é classificada, medidas especiais podem ser tomadas para impedir ou reduzir a formação de atmosferas explosivas, por meio da manutenção e adoção de um plano de gerenciamento de riscos eficiente. Esse plano deve incluir a utilização de equipamentos específicos, capacitação profissional e vistorias periódicas. É fundamental que essas medidas sejam revistas com frequência para a adoção de novos processos, quando necessário.

Em ambientes industriais que possuam atmosfera explosiva, é obrigatório o uso de equipamentos certificados pelos trabalhadores que estejam no ambiente. Essa certificação assegura que uma possível faísca gerada não cause uma explosão.

Nas indústrias existem ambientes que exigem diferentes tipos de segurança. Eles são chamados de métodos de proteção e são classificados em:
- Pressurizado;
- Imersos em óleo;
- Imersos em areia;
- Encapsulados;
- Segurança aumentada;
- Prova de explosão;
- Segurança intrínseca.

Por isso, é fundamental seguir as leis para evitar acidentes de trabalho! Continue acompanhando nosso blog para mais dicas de segurança na indústria.

Voltar para o Blog

A melhor plataforma de e-commerce para criar sua loja virtual. Monte a sua agora