SEJA BEM VINDO
A ELETRO FM

Tudo sobre o inversor conversor de frequência

03/11/2022

Tudo sobre o inversor conversor de frequência

Inversor e conversor de frequência referem-se ao mesmo equipamento, saiba mais neste artigo!

Os conversores e inversores de frequência são dispositivos elétricos que convertem a potência da rede alternada em tensão contínua em um barramento CC (Circuito Intermediário do inversor), e finalmente convertem esta última em uma tensão de amplitude e períodos variáveis. Por esse motivo, os inversores de frequência são capazes de controlar a velocidade de processos com motores de corrente alternada. Inversor e conversor de frequência referem-se ao mesmo equipamento.

Definição de inversor conversor de frequência
Os conversores são utilizados para regular a frequência de motores elétricos, de forma que o rendimento nominal seja mínimo. Essa condição possibilita qualidades como alta capacidade para conservar energia elétrica, por meio do controle da frequência de alimentação dos motores quando posicionados com a mesma oferta de carga. Assim, além de manter a energia, o dispositivo apresenta baixo gasto de potência reativa, além de controlar o tempo de aceleração e da corrente de partida. 

Aplicação dos inversores conversores
A função do inversor ou conversor é proporcionar o melhor controle e eficiência. Com eles, é possível reduzir:
- Desgaste mecânico;
- Tempos de setup;
- Consumo de energia;
- Aumentando a vida útil do equipamento;
- Melhorando o controle do sistema.

Tipos de conversor de frequência
Atualmente há dois tipos de conversor: o escalar e o vetorial. A estrutura dos dois modelos é semelhante. A diferença está na maneira como é controlada a intensidade do torque . No modelo escalar, a base do controle do torque é observada na relação entre tensão e frequência. Dessa forma, é indicado para aparelhos com partidas suaves, operações acima da velocidade nominal do motor e operações com constantes reversões.

Já o conversor vetorial não apresenta complexidade no funcionamento, mas tem custo superior e obedece a relação velocidade-frequência. Para compensar uma eventual falta de torque em baixas ou elevadas rotações, é instalado um algoritmo no software de controle do equipamento. A recomendação é que o conversor vetorial seja usado em motores com torque elevado e baixa rotação por proporcionar um controle preciso da velocidade. 

Agora que você já sabe tudo sobre o inversor conversor de frequência, compre o seu no nosso site. Equipamento WEG  para oferecer o melhor custo-benefício.

Voltar para o Blog

A melhor plataforma de e-commerce para criar sua loja virtual. Monte a sua agora