SEJA BEM VINDO
A ELETRO FM

Sensor magnético de segurança: entenda o seu funcionamento

03/10/2022

Sensor magnético de segurança: entenda o seu funcionamento

Neste artigo vamos falar sobre o sensor magnético de segurança e como ele funciona. Confira!

Os sensores são utilizados em diferentes aplicações na indústria, comércio e até mesmo em residências. A escolha do tipo de sensor varia de acordo com o objetivo da instalação. Por isso, é preciso avaliar as condições do ambiente e escolher o modelo mais adequado para aquela função.

Neste artigo vamos falar sobre o sensor magnético de segurança e como ele funciona. Confira!

O que é um sensor?
O sensor é um dispositivo com a função de detectar e responder com eficiência algum estímulo. Desse modo, existem diferentes tipos de sensores e cada um responde a um estímulo diferente, por exemplo: calor, pressão, movimento, luz e outros.

Ao receber um estímulo, o sensor emite um sinal que deve ser convertido e interpretado pelos outros dispositivos.

O que é um sensor magnético?
O sensor magnético é usado para detectar a abertura de portas e janelas. Ele é composto por uma caixa plástica que tem em seu interior duas lâminas metálicas milimetricamente afastadas. O campo magnético atua justamente nestas lâminas. Quando elas se fecham, elas possibilitam a circulação da corrente. Este campo magnético é obtido por meio de um ímã.

O sensor é colocado em um ponto fixo na janela ou na porta. Quando a porta ou a janela está fechada, o ímã continua com o contato fechado, já quando a porta ou janela está aberta, o contato abre e avisa a central, que dispara o alarme. Por isso, esse tipo de sensor é mais usado para informar arrombamento de portas ou janelas.

Como funciona o sensor magnético de segurança?
Os sensores magnéticos com função de segurança WEG são destinados às aplicações onde se deseja monitorar grades, portas, portões ou similares. A versão M5 é interligada diretamente no relé de segurança, não necessitando de fonte de alimentação externa.

Com o sensor alimentado e em repouso suas saídas permanecem abertas, ao aproximar o atuador ASSH5, as saídas fecham e permanecem fechadas até que o atuador seja afastado a uma distância maior que a de trabalho, abrindo novamente as saídas.

Para garantir a segurança, os sensores magnéticos H5 ou M5 só podem trabalhar em conjunto com o seu respectivo atuador codificado ASSH5 / ASSM5, interligados a relés de segurança WEG, modelos CPA-D / CP-D ou similares, de forma a evitar possíveis falhas.

Para comprar seu sensor WEG, acesse o site da Eletro FM.

Voltar para o Blog

A melhor plataforma de e-commerce para criar sua loja virtual. Monte a sua agora