SEJA BEM VINDO
A ELETRO FM

Disjuntor desarmando: saiba o que fazer!

03/09/2021

Disjuntor desarmando: saiba o que fazer!

Ao falar sobre segurança elétrica, é impossível deixar os disjuntores de lado, pois esses dispositivos são muito usados nesses casos. Mas, o que acontece quando são desarmados? Acesse o texto e saiba mais!

Os disjuntores são um dos dispositivos mais comuns em relação à segurança elétrica. Com a função de interromper a energia caso alguma condição incomum esteja acontecendo, esses dispositivos servem também como indicadores de que algo relacionado à energia precisa ser reparado ou não funcionou conforme deveria. 

Se um curto-circuito está acontecendo, por exemplo, para evitar maiores problemas, o disjuntor desativa todas as correntes de energia, ou seja, fica desarmado. É muito fácil perceber quando isso ocorre, em primeiro lugar, claro, pela queda de energia e, também, pelo barulho característico produzido no momento da queda.

E ao contrário do que acontece com o fusível, após ser desarmado, o disjuntor pode ser ligado novamente, pois não ocorre nenhuma "queima". Quando isso ocorre, não é preciso ficar em um estado de espanto muito grande, afinal, o dispositivo é desarmado justamente para proporcionar segurança. Todavia, é necessário descobrir o porquê isso aconteceu.

Entre as razões mais comuns, podemos listar o sistema elétrico sobrecarregado, defeitos na instalação do disjuntor, problemas no chuveiro elétrico ou na fiação. Para cada caso, as soluções são diferentes, conforme listaremos abaixo.

1- Sistema elétrico sobrecarregado 
Atualmente, o uso de aparelhos eletrônicos nas residências é consideravelmente maior do que anos atrás, então, consequentemente, o consumo de energia cresce também. Por conta desse aumento, uma sobrecarga de energia pode acontecer, principalmente se a instalação da casa for antiga. Nesse caso, o recomendado é realizar uma reforma, fazendo a substituição completa da fiação. Mas, em instalações recentes, isso também pode acontecer se vários aparelhos estiverem ligados ao mesmo tempo. O recomendado é desligar todas as tomadas, observar se algum dos aparelhos apresenta sinais de queimado e, também, evitar o uso de todos eles de uma vez só. 

2- Defeitos na instalação do disjuntor
Nem sempre a queda do disjuntor significa que o problema está no equipamento em si. Às vezes a fiação pode estar frouxa ou necessitando de um isolamento mais forte. Para solucionar, contrate um eletricista, para que o reparo seja realizado com segurança

3- Problemas no chuveiro elétrico
Quando o chuveiro é ligado e, em seguida, o disjuntor é desarmado, o que provavelmente aconteceu foi um curto-circuito com os cabos do próprio chuveiro. Ao identificar a parte derretida do fio, você deve cortá-la e religar o circuito, com os devidos cuidados, ou solicitar ajuda profissional para executar a tarefa.

4- Problemas na fiação do condomínio
Essa situação pode ser extremamente comum caso você more em prédios, especialmente se for um edifício antigo. Se o cabo que transmite energia para todos os apartamentos não for potente o suficiente para atender às necessidades, o desarme acontecerá. O mais indicado nesses casos é verificar se o problema não está em seu apartamento, em primeiro lugar, e depois comunicar o síndico.

Disjuntores são uma forma de segurança, de funcionalidade indispensável e, principalmente por essas razões, precisam ter qualidade garantida. Não tenha dúvidas e não arrisque a segurança de sua família, escolha Eletro FM!

Voltar para o Blog

A melhor plataforma de e-commerce para criar sua loja virtual. Monte a sua agora