SEJA BEM VINDO
A ELETRO FM

5 dicas para evitar curtos-circuitos

01/12/2022

5 dicas para evitar curtos-circuitos

Além de danificar os aparelhos, essas sobrecargas podem causar panes gerais e, até mesmo, começar incêndios. Veja dicas para evitar que esse problema aconteça.

Um curto-circuito acontece quando uma corrente elétrica passa por um sistema elétrico (circuito) que não consegue segurar o seu fluxo. Assim, a corrente segue o caminho sem impedimento, gerando uma sobrecarga. Além de danificar os aparelhos, essas sobrecargas podem causar panes gerais e, até mesmo, começar incêndios.

Por isso, veja  dicas para evitar que esse problema aconteça.

1 - Cuidado ao conectar aparelhos
Quando colocar um aparelho na tomada, é preciso verificar se a quantidade de amperes que ele requer é compatível com a que a tomada suporta. As próprias fabricantes criam plugs que só se encaixam em sistemas correspondentes, mas muitas pessoas optam por usar adaptadores e outros recursos semelhantes para possibilitar a entrada e manter o aparelho ligado, sendo uma atitude não recomendada.

Nesse sentido, não é recomendável conectar muitos aparelhos em um mesmo extensor de tomada, para não gerar curto-circuito nele.

2 - Atenção com a fiação
Uma fiação defeituosa está entre as principais causas de curtos-circuitos, por isso é importante verificar se há fios descampados ou oxidados, bem como tomadas muito velhas.

3 - Manutenção da rede elétrica
O ideal é contratar um eletricista profissional para fazer uma manutenção completa no sistema elétrico, de preferência a cada 5 anos, pois esse sistema também envelhece.
 
4 - Cuidado durante tempestades e oscilações elétricas
O recomendado é desligar os aparelhos da tomada durante trovoadas e quedas de luz, pois acontece um vaivém contínuo na energia elétrica.

5 - Atenção aos sinais
Há alguns sinais que indicam que um curto-circuito está acontecendo ou prestes a acontecer. Entre eles, estão: cheiro forte de queimado, lâmpadas piscando ou queimando antes do tempo de vida útil, quedas constantes de energia, tomadas com manchas pretas, choques ao encostar em aparelhos elétricos, entre outros.  Se alguns desses sinais foram percebidos, o ideal é chamar um eletricista o quanto antes.

Além desses cuidados, é muito importante investir em bons disjuntores e fusíveis, já que esses equipamentos são a última linha de defesa contra os curtos-circuitos. Sua função é interromper a passagem da carga elétrica, caso ela esteja muito acima do normal. Na Eletro FM você compra os melhores disjuntores e fusíveis.

Voltar para o Blog

A melhor plataforma de e-commerce para criar sua loja virtual. Monte a sua agora