SEJA BEM VINDO
A ELETRO FM

Relé de interface: Como funciona e qual sua aplicação

01/08/2022

Relé de interface: Como funciona e qual sua aplicação

Saiba o que é um relé de interface, como ele funciona e qual a sua aplicação.

É fundamental proteger dispositivos e máquinas para dar confiabilidade aos processos produtivos, especialmente, na indústria. O objetivo do relé é cumprir essa função, principalmente em sistemas automatizados. Existem diferentes tipos, que executam diferentes ações em equipamentos elétricos, de produção e em outras aplicações.

O relé é um componente eletromecânico parecido com um contator, constituído por bobinas, contatos e elementos ou circuitos eletrônicos, que fazem o seu acionamento. Ele é usado, principalmente, para acionar cargas e/ou integrar projetos de automação.

Saiba o que é um relé de interface, como ele funciona e qual a sua aplicação.

O que é um relé de interface?
O relé de interface, também chamado de relé acoplador, é um interruptor elétrico que abre e fecha um circuito eletrônico ou eletromecânico, assegurando a isolação elétrica entre o comando e o circuito de controle e potência. Ele controla um circuito elétrico por meio de contatos NA - normalmente abertos - ou NF - normalmente fechados.

A função principal desse item é proteger as saídas de equipamentos com comutação por meio do transistor e/ou chavear correntes ou tensões maiores. Além disso, ele também preserva circuitos de controle, especialmente quando a carga é indutiva.

Como funciona um relé de interface?
Quando o dispositivo utiliza os contatos NA, o contato permanece aberto quando a peça não está energizada. Por outro lado, quando usa contatos NF, o contato se mantém fechado quando o relé não está energizado. No entanto, nas duas situações, a corrente elétrica será conduzida pela bobina do relé, em razão da energização, mudando o estado dos contatos.

Aplicações do relé de interface
Os relés são mais utilizados em painéis elétricos de automóveis e outras variações de comandos elétricos, a fim de multiplicar contatos e aprimorar os comandos.

Porém, eles também estão presentes no cotidiano, uma vez que quase tudo que é elétrico, provavelmente, terá um relé no seu sistema. Por exemplo: na geladeira, alarme de casas, portas automáticas, iluminação pública e outros itens.

Na indústria, ele é mais usado em conjunto com CLPs e sistemas de monitoramento com a função de controlar tensões e correntes maiores, oferecendo o efeito de amplificação. Sendo assim, quando uma pequena tensão é aplicada na bobina do componente, pode-se resultar em uma grande tensão transformada pelos contatos.

Esse item é indispensável e está presente em indústrias e dentro de casa. Compre pelo site da Eletro FM e aproveite o frete para todo Brasil.

Voltar para o Blog

A melhor plataforma de e-commerce para criar sua loja virtual. Monte a sua agora