SEJA BEM VINDO
A ELETRO FM

Linha de montagem: como funciona e quais são os tipos

01/03/2023

Linha de montagem: como funciona e quais são os tipos

A linha de montagem precisa cumprir uma sequência para que o produto chegue até o cliente no tempo previsto. Saiba como funciona e os principais tipos.

A linha de montagem representa a divisão de todos os processos envolvidos na fabricação de um produto. Dessa forma, evita-se o atraso na produção. Mas é preciso que a linha de montagem cumpra uma sequência, que deve ser definida estrategicamente pelo gestor.

Os principais problemas que afetam a linha de montagem são: desorganização dos processos, falta de treinamento da equipe de trabalho, ausência de manutenção (de máquinas e equipamentos e layout inadequado.

A linha de montagem precisa cumprir uma sequência para que o produto chegue até o cliente no tempo previsto. Garantir essa sequência depende da escolha dos processos de trabalho e dos profissionais envolvidos em cada uma das etapas.

Saiba como funciona a linha de montagem e os principais tipos.

Como funciona a linha de montagem
A linha de montagem consiste na divisão das etapas que compreendem o processo produtivo. Pode ser comparada a um mapa, em que é indicado exatamente o que deve ser fabricado, onde e quando.

Para funcionar, a indústria precisa definir os responsáveis por cada etapa da produção, seja um humano ou uma máquina, em qual ordem a tarefa deve ser realizada e em quanto tempo. A linha de montagem depende do tipo de produto fabricado pela empresa, da sua infraestrutura e da capacidade de produção.

Principais tipos de linha de montagem
Existem diferentes tipos de montagem disponíveis e que podem ser aplicados em uma indústria, mas os principais e mais conhecidos são o layout linear, o layout funcional, o layout celular e o layout posicional.

- Layout linear: consiste na disposição lado a lado de máquinas e equipamentos para que a produção siga uma sequência única e de forma contínua É um tipo de montagem utilizado por indústrias que precisam produzir em grande escala.

- Layout funcional: é formado pela separação de máquinas e equipamentos por categoria. Dessa forma, a distribuição dos ativos acontece de modo a beneficiar cada setor responsável por uma determinada função. Essa modalidade é usada quando a indústria trabalha com a produção em lote, onde um grande volume de mercadorias precisa receber o mesmo tratamento ao mesmo tempo.

- Layout celular: compreende na combinação do layout linear e do layout funcional. A indústria segue a mesma lógica de produção em massa, porém organiza e divide todas as máquinas e os equipamentos por setores.

- Layout posicional: em vez do produto passar por diferentes etapas e máquinas, ele fica praticamente estático, recebendo as peças e o tratamento necessário da equipe.

Para acompanhar dicas e conhecer os processos industriais, continue acompanhando nosso blog!

Voltar para o Blog

A melhor plataforma de e-commerce para criar sua loja virtual. Monte a sua agora